top of page

SÍNTESE URBANA

Síntese Urbana é um projeto que estabelece um diálogo entre dois mundos que, embora pareçam distantes, criam uma perfeita harmonia entre si: a Música Afro-brasileira e a Música Eletrônica Contemporânea.

Leo de Freitas, ao fender rhodes, assume as composições e arranjos, Adalberto Miranda cuida dos graves no baixo elétrico, Ivo Senra cria texturas e paisagens sonoras com os sintetizadores enquanto Leo Mucuri e André Fróes se responsabilizam por fazer o motor rítmico swingar com os tambores e bateria.

 

Essa síntese propõe conectar os costumes e tradições dos tambores africanos com elementos da música moderna, criando melodias e levadas expressivas.

_MG_5452 (1).jpg

SINGLES

  • Branca Ícone Spotify
  • Branca ícone do iTunes
  • Branca Ícone Deezer
  • Branca Google ícone de reprodução

1. BALANÇO DIFUSO

  • Branca Ícone Spotify
  • Branca ícone do iTunes
  • Branca Ícone Deezer
  • Branca Google ícone de reprodução

Balanço Difuso é o primeiro single do álbum Leo de Freitas Síntese Urbana, lançado em jan/2019. Os tambores, xequerê, tama, djembe, entre outro instrumentos característicos, fazem o aguerê swingar no 5/8 e formam uma batucada moderna quando se unem ao rhodes combinado com pedais analógicos, sintetizadores e os baixos elétrico e synth. Balanço Difuso conecta tradições dos tambores africanos com a música moderna criando melodias e levadas expressivas.

2. CIRRUS 

Cirrus é o segundo single do álbum Leo de Freitas Síntese Urbana. A música afro-brasileira, a música eletrônica contemporânea e a música de concerto juntas e condensadas em oito minutos de música! A inclusão de uma orquestra de câmara com 34 músicos insere neste dialogo um novo elemento: a Música de Concerto, representada por uma orquestra de cordas e um sexteto de sopros (madeiras e trompa). A orquestra participa estruturalmente da composição, com melodias principais e contra pontos, e em outros momentos como background, criando uma base com muitas cores e texturas.

3. TECOARA

  • Branca Ícone Spotify
  • Branca ícone do iTunes
  • Branca Ícone Deezer
  • Branca Google ícone de reprodução

Tecoara é um composição instrumental que faz parte do álbum Leo de Freitas Síntese Urbana, que está sendo lançado um Single de cada vez nas plataformas digitais. Essa música retrata muito bem como é possível estabelecer uma dialética entre o mundo da música instrumental brasileira, o mundo da música de concerto com pitadas da música eletrônica contemporânea. Um quinteto de madeiras com trompa, uma orquestra de percussões, um baixo elétrico, um fender Rhodes e sintetizadores prometem entreter o ouvinte numa viagem intensa e única. Essa é Tecoara, um obra produzida recentemente que vai fazer valer cada minuto de escuta.

MÚSICOS

Leo de Freitas

rhodes

Força ascendente da música instrumental contemporânea, o jovem carioca Leo de Freitas, pianista, arranjador e compositor, destaca-se no cenário do Rio de Janeiro por sua inovação e ousadia musical. Com dois cds lançados, “Retalhos” (2011) e “Leo de Freitas Trio - Morada da Alma” (2016), Leo está preparando o terceiro álbum: “Síntese Urbana” com lança- mento de um single por mês durante o ano de 2019. Com pouco mais de uma década de carreira, iniciou seus estudos de piano aos 13 anos de idade, formando-se pela UNIRIO em composição.

 

Sua inquietude em lançar novos projetos fez com que, além de acompanhar inúmeros artistas nacionais e internacionais, como Beat Kaestli, Indiana Nomma, Alma Thomas, entre outros, tenha realizado shows de seus discos nos principais teatros do Rio de Janeiro (Sala Baden Powell, Centro de Referencia da Música Carioca, Solar de Botafogo) se utilizando de diversas formações, como bigband, orquestra, trio e mais.

Assim, nada mais natural que Leo de Freitas tenha alçado vôos no exterior se apresentando no Brasil, Alemanha e Bangladesh, colhendo excelências em 2018 com seu primeiro show autoral no Tartamudo Bar (Montevideo/ Uruguay) onde tocou seu repertório com músicos uruguaios.

Ivo Senra

synth

Pianista, sintesista, tecladista, compositor, arranjador e professor, é bacharel em Composição pela UFRJ, com formação em piano erudito e popular desde os 6 anos de idade. Já acompanhou, gravou e dividiu palcos com Ney Matogrosso, Pery Ribeiro, Seu Jorge, Itaal Schur (compositor de Smooth, Carlos San- tana), Yamandu Costa, Zé Paulo Becker, Thiago Amud, Caio Prado, Iara Ira, entre outros. Como produtor musical, venceu o 23° Prêmio da Música Brasileira - categoria Música Eletrônica. Foi produtor convidado no disco de comemoração aos 35 anos de carreira de Elba Ramalho, foi diretor musical no concerto Coletivo Chama, que encerrou a XXI Bienal de Música Contemporânea. Produziu aproximadamente 20 discos além de várias trilhas entre peças, curtas e comerciais. Atualmente, viaja pelo mundo com seu projeto instrumental autoral chamado ECO Music Project.

André Fróes

percussão/bateria

Andre Fróes é baterista e percussionista, brasileiro, natural do Rio de Janeiro. André já tocou com grandes artistas baseados no Rio, entre eles Osmar Milito, Indiana Nomma, Luiz Brasil, Bibi Ferreira, Mauro Senise, Thais Motta, Rio Art Orquestra entre outros. Em 2016, viajou para França para uma turnê com Thais Motta Quarteto, incluindo o Festival Viva Brasil!, em Noyse Le Grand, e outras apresentações também em Paris e Lyon. Recentemente, em 2018, viajou para Bangladesh com a cantora Indiana Nomma Quarteto à convite especial da embaixada brasileira em Dhaka, para a semana cultural brasileira em Bangladesh. Também recente- mente, em 2018, tocou com os grandes músicos, Benedikt Jahnel (ECM Records), pianista e compositor, Chris Stover (Origin Records), trombonista e compositor, ambos de passagem pelo Brasil.

Leo Mucuri

percussão

Léo Mucuri é percussionista, violonista e compositor nascido no interior da Bahia e atualmente residente no Rio de Janeiro. Começou a atuar profissionalmente aos 16 anos e já subiu aos palcos do Brasil e Exterior representando a música brasileira. Acompanhou artistas como Jorge Ben Jor, Jorge Vercilo, Serjão Loroza, Sandra de Sá entre outros. Músico singular, Leo Mucuri expõe sua musicalidade e criatividade através dos tambores e instrumentos de origem africana. Ao longo de sua trajetória, o músico baiano vem construindo uma estética sonora e artista relevante para a música brasileira.

Adalberto Miranda

contrabaixo

Adalberto Miranda é baixista, arranjador e tecladista. Nascido na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, começou a estudar música na adolescência e logo se destacou no mercado fonográfico carioca. Especialista nos graves e nos grooves, conquistou espaços nas bandas e nas casas de show do Rio de Janeiro e Brasil. Dividiu o palco com grandes artistas como João Donato, Altay Veloso, Mariene de Castro, Alma Thomas entre outros. Participou de Festivais de Jazz no Brasil, na França - Jazz à Vienne e Jazz au péristyle - e Indonésia - Java Jazz Festival. Atualmente, tem desenvolvido seu trabalho solo como compositor e arranjador.

_MG_5157.jpg
_MG_5180.jpg
_MG_5217.jpg
_MG_5236.jpg
_MG_5301.jpg
Mídia - Síntese Urbana

Síntese Urbana

Síntese Urbana

Síntese Urbana
Balanço Difuso - Leo de Freitas Síntese Urbana

Balanço Difuso - Leo de Freitas Síntese Urbana

06:05
Tecoara

Tecoara

08:08
Síntese Urbana
Síntese Urbana
Síntese Urbana
Síntese Urbana
Síntese Urbana
Síntese Urbana

© 2019 pyoomadesign - Todos os direitos reservados

bottom of page